Setembro Amarelo é falar de saúde mental

Os transtornos mentais são causados por uma série de fatores que podem envolver questões sociais, econômicas, biológicas, além de causas emocionais, cada vez mais comuns em nossa sociedade.

Antes de tudo, por ser um assunto ainda tratado como tabu, existem muitas informações divergentes ou até desinformações que resultam em sofrimento para quem sofre com o problema.

Por conta disso, um dos principais pontos abordados pela campanha do Setembro Amarelo é a saúde mental.

Pensando na conscientização necessária sobre o tema, hoje vamos descobrir por que falar de setembro é falar de saúde mental e como o tratamento especializado pode ajudar.

Boa leitura!

Por que Setembro Amarelo está relacionado à saúde mental?

Segundo dados, entre as principais doenças que afetam a saúde mental, a que mais se destaca é a depressão.

A depressão atinge em torno de 350 milhões de pessoas no mundo e é uma doença altamente incapacitante.

Por essa razão, acolher pessoas com comportamentos indicativos de depressão é de suma importância para evitar que o pior aconteça.

Acima de tudo, para ajudar uma pessoa com depressão e outros transtornos é necessário abrir diálogo e se mostrar presente.

Para isso, o Setembro Amarelo mostra que não estamos sozinhos lidando com todos os problemas do mundo.

Abuso de álcool e drogas

Na maioria dos casos, o abuso de bebidas alcoólicas e de drogas ilícitas está associado à tentativa de escapar dos problemas cotidianos.

Logo, não é difícil imaginarmos que, por trás da ilusão de felicidade que as substâncias causam, existe um problema não resolvido.

Esse problema tende a gerar frustrações a longo prazo e, combinado à atuação das substâncias no cérebro, os pensamentos autodestrutivos ganham força, o que pode acarretar em transtornos mentais.

Aspectos psicológicos

Os aspectos psicológicos estão relacionados a situações onde existe falta de equilíbrio psíquico.

Esses aspectos não fazem relação com doenças, e por isso, não são classificadas como doenças mentais.

Os mais comuns estão entre estresse pós-trauma, perda de pessoas bem próximas e queridas, abusos sexuais ou físicos na infância e questões relacionadas à personalidade.

Aspectos sociais

Quando falamos sobre aspectos sociais, podemos listar alguns como idade, gênero e situação da família. Esses fatores podem estar relacionados ao contexto em que a pessoa está inserida.

É válido destacar que, mesmo sendo classificado como fator de risco, os aspectos sociais não são determinantes.

Com isso, quando esses temas são trabalhados em campanhas do Setembro Amarelo e na busca da saúde mental, é possível agir precocemente e identificar alertas.

Traumas

Todo ser humano coleciona uma série de traumas advindos dos seus primeiros anos aprendendo a viver.

A princípio, alguns são mais impactantes do que os outros e podem durar para o resto da vida na mente da pessoa atingida, trazendo problemas para a saúde mental.

Problemas familiares ou com o cônjuge

Falecimento dos pais, separação, brigas constantes, falta de segurança emocional dentro do lar, falta de amor e compreensão são motivos para levar uma pessoa a ter problemas com a saúde mental.

A importância do acolhimento

Por vezes, na correria do dia a dia acabamos deixando de lado as nossas próprias questões físicas e psicológicas, o que pode causar diversas consequências para a nossa saúde mental.

A situação não é menos grave quando não conseguimos tirar um tempo para prestar atenção em quem está do nosso lado.

Por isso, é importante praticar a empatia na nossa rotina para se manter com os olhos abertos ao redor.

Dessa forma, caso alguém esteja precisando de ajuda para tratar de problemas psicológicos, você saberá reconhecer os sinais e poderá ajudar.

Por fim, buscar uma ajuda profissional é necessário para evitar que o pior aconteça.

Como as campanhas do Setembro Amarelo podem ser importantes?

As campanhas do Setembro Amarelo têm o objetivo de agir em prol da saúde mental através da atenção e de boas conversas.

Assim, essas ações, mesmo que pareçam simples, podem mudar o dia das pessoas e trazer conscientização.

Porém, todos os eventos, atividades e trabalhos realizados neste mês devem ser estendidos durante todo o ano para que haja uma melhora efetiva na qualidade de vida.

Afinal, esse apoio começa na necessidade de apontar que tratar de Setembro Amarelo é falar de saúde mental e está ao alcance de todos.

Conversar abertamente, sem acusações ou interrogatórios, pode ser o primeiro passo para que a pessoa que precisa de acolhimento se sinta à vontade e segura para falar sobre como tem se sentido.

Nesses momentos, é importante lembrar que o foco precisa estar no que o outro sente e precisa, deixando os nossos julgamentos pessoais de lado, a fim de estender a mão.

Criar um terreno seguro e sadio é uma tarefa que as pessoas próximas podem e devem fazer.

Saúde mental com atendimento especializado

Uma vez que os amigos e familiares estejam presentes no acolhimento necessário para a saúde mental do indivíduo, é hora de contar com a ajuda de um profissional especializado.

Isso porque, em muitos casos, apenas com um tratamento adequado a cada realidade é possível vislumbrar um quadro de melhora.

Afinal, o tratamento não se apega apenas aos sintomas, mas especialmente nas raízes que causaram esse grande problema.

Por isso, é extremamente necessário ter uma visão ampla e profissional do quadro clínico, pois só assim é possível seguir em frente com um tratamento.

Incentivar quem precisa de ajuda a confiar nos profissionais é zelar para que a saúde mental dele seja cuidada da melhor forma possível.

Vamos falar mais sobre saúde mental? Visite o nosso site.





Disponível em: A importância do acolhimento e da escuta no combate a depressão. //www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/mejc-ufrn/comunicacao/noticias/a-importancia-do-acolhimento-e-da-escuta-no-combate-a-depressao. Acesso em: 20 de setembro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *