Como usar a tecnologia de forma positiva no ambiente familiar?

Não é novidade que a tecnologia tem feito uma grande diferença no nosso dia a dia, afinal, se tornou possível simplificar diversos processos que antes poderiam levar vários dias.

É comum o uso dessas tecnologias no ambiente familiar, porém, muitas pessoas se enganam e acreditam que o uso da tecnologia pode não ser positivo.

Na verdade, quando usado da forma correta, essa ferramenta pode permitir mais interação e conexão no meio familiar. Mas, claro, deve ser feito de forma consciente e saudável.

Com isso em mente, separamos algumas dicas de como utilizar a tecnologia de forma positiva no meio familiar. Confira e saiba mais!

1. Mantenha sempre o equilíbrio

Naturalmente, a tecnologia pode ter a atenção das crianças, principalmente por ser um grande estimulante. 

Entretanto, ter alguns momentos longe dessas tecnologias pode permitir que você tenha uma mente mais saudável.

Desse modo, encontre formas para estimular a família a ter momentos em conjunto. Essa ação pode ser feita durante as refeições, nas horas de lazer ou antes de dormir. 

Afinal, o uso com equilíbrio sempre vai ser o ponto principal para manter o uso saudável das tecnologias.

2. Use aplicativos para brincar com os pequenos

Outra ótima forma de usar a tecnologias de forma positiva é apostar no uso de aplicativos para brincar e se divertir com o seu filho. 

Assim, você consegue favorecer a interação e ainda criar laços através de momentos de distração.

Dessa forma, procure por jogos onde você possa brincar com as crianças, como, por exemplo, as opções que permitem mais de um jogador ao mesmo tempo. Assim, tanto você quanto o pequeno irão se divertir.

3. Interaja assistindo vídeos

As plataformas de streaming já são bastante comuns em nosso dia a dia, isso porque ela permite que você possa tirar um momento para relaxar assistindo algo que lhe interessa, mesmo após um dia cansativo de trabalho.

E por que não utilizá-los de forma positiva? Ou seja, separar um momento para assistir com os pequenos, optando por conteúdos que podem interessar tanto a você quanto à criança. 

Nesses momentos, permita que toda a família participe e tenha sempre em sua rotina.

4. Ensine a criança

No processo de crescimento, a maioria dos pequenos costuma aprender e se desenvolver usando a imitação. Isso pode ser feito em relação ao uso da tecnologia.

Ou seja, caso o uso excessivo da tecnologia seja uma pauta preocupante no meio familiar, explique ao seu filho como usá-la da melhor maneira possível. Além disso, é importante mostrar que o certo é ter um tempo limite.

Gostou do nosso post? A tecnologia é um tema muito interessante mesmo! Foi assim que a Prabem entrou na rotina das famílias para descomplicar e cuidar de quem você ama. Venha visitar o nosso site.

Disponível em: Como usar a tecnologia no ambiente familiar de forma positiva? https://ctrlplay.com.br/como-usar-a-tecnologia-no-ambiente-familiar-de-forma-positiva/. Acesso em: 17 de março de 2023.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *