Como o veterinário pode se preparar para dar más notícias?

O papel do veterinário é fornecer cuidados com a saúde e bem-estar animal, além de instruir os tutores sobre o pet. 

Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil e há momentos em que é preciso dar más notícias.

Continue a leitura e entenda como o veterinário pode se preparar para dar más notícias.

1. Prepare-se para dar a notícia

O primeiro passo para dar más notícias é se preparar. Por isso, o veterinário pode ensaiar mentalmente por alguns momentos antes de conversar com o tutor. 

Lembre-se que por mais urgente que seja o comunicado, dar más notícias com pressa pode dificultar ainda mais esse momento.

Portanto, lembre-se das informações que precisa passar nesse momento e saiba exatamente o que deve ser dito antes de conversar o tutor.

2. Observe a reação do tutor

Em casos de longos tratamentos e que já existe uma relação próxima com o tutor do animal, é possível conhecer melhor a personalidade e elaborar um comunicado com base nisso. 

Em muitos casos, a eutanásia é necessária após um longo tempo de sofrimento do animal e também do seu tutor, uma situação que o veterinário precisa dar a notícia da melhor forma possível.

Quando não há essa proximidade, ainda assim é possível observar como o tutor está reagindo à situação. 

Tente perceber se ele já espera por notícias negativas, se está nervoso e como é possível elaborar essa notícia com empatia.

No caso de uma eutanásia, é importante relembrar que todas as alternativas já foram analisadas e não há mais esperança de melhora. 

Por isso, sempre prefira dar a notícia em particular e em ambiente reservado.

3. Foco na linguagem simples e acolhedora

Por mais que os termos técnicos sejam importantes, eles são difíceis ao público geral, especialmente pela dificuldade da situação no momento.

Prefira termos simples, acessíveis e de fácil entendimento para o tutor.

Contudo, isso não significa que o veterinário deva minimizar a situação ou esconder informações. O profissional pode escolher palavras e termos mais usuais para não causar ruídos na comunicação. 

Por mais difícil que seja, a comunicação deve ser direto ao ponto.

4. Dê espaço para as emoções

A morte de um pet pode causar sensações diversas, dependendo do tutor. 

Em todo caso, é preciso saber que alguns tutores são mais sensíveis e sentirão com mais intensidade a partida do seu bichinho. 

Afinal, os animais são parte da família e há um processo de luto envolvido.

É importante não julgar as emoções do tutor, oferecer um espaço reservado para que ele possa se expressar, chorar ou repousar por alguns instantes antes de decidir o que fazer em seguida.

5. Instrua sobre o que o tutor pode fazer neste momento

A morte dos animais de estimação também envolve algumas questões práticas, como a remoção do corpo e a cremação. 

por isso, lembre-se que para muitos tutores essa pode ser a primeira perda e muitos se sentem perdidos no momento, sem saber como proceder.

Pergunte se é possível discutir essas questões no momento ou se o tutor prefere alguns minutos de espaço para comunicar os outros familiares. 

Então, se prontifique para esclarecer dúvidas e aproveite para instruir quais são os próximos passos em relação ao corpo do animal.

A Prabem pensa em todos os membros das famílias. Por isso, nossa assistência pet oferece serviço de atendimento e organização de cremação para uma despedida digna aos nossos pets.

Acesse nosso site e saiba mais detalhes.


Disponível em: Como dar más notícias: 4 formas de preparar o tutor do animal oncológico. https://www.veterinaria-atual.pt/na-clinica/dar-noticias-4-formas-preparar-tutor-do-animal-oncologico/. Acesso em: 25 de outubro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *