5 curiosidades sobre a Campanha Outubro Rosa

Todos nós sabemos que o mês de outubro é conhecido pela campanha Outubro Rosa e que o objetivo é conscientizar sobre o câncer de mama, que é a primeira causa de morte de mulheres no Brasil.

Essa é uma doença que não afeta apenas o Brasil. Em 2018, foram estimados 2,1 milhões de novos diagnósticos em todo o mundo.

Logo, reforçamos como a campanha é importante e necessária. Para entender mais sobre o tema, apresentamos 5 curiosidades sobre a Campanha Outubro Rosa. Confira!

1. Data surgiu nos EUA

O movimento de conscientização com relação ao câncer de mama surgiu em 1990, mais especificamente em Nova York. 

A princípio, começou com a chamada “Corrida pela Cura”, que era organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e que existe até hoje!

Gradualmente, a campanha foi se popularizando no próprio país e não demorou para alcançar outras partes do mundo.

2. Laço e cores da campanha têm a ver com a população afetada

Desde a primeira corrida, os laços cor de rosa foram utilizados como símbolo da campanha e escolhido para representar as mulheres que são as mais atingidas pela doença.

Conteúdo, doença também pode acometer o sexo masculino, mas os casos são raros. Para cada 100 mulheres diagnosticadas, apenas 1 homem é atingido pela doença.

3. Virou lei no Brasil

Como dissemos, a campanha se espalhou por todo mundo e chegou ao Brasil. Em 2002, ocorreu a primeira ação relacionada.

Assim também, o Parque Ibirapuera recebeu uma iluminação cor de rosa, que é uma das práticas comuns durante o mês de outubro.

Assim, a data no Brasil se tornou importante a ponto de o governo instituir a lei de nº 13733. O texto torna obrigatórias as campanhas de conscientização do câncer de mama em todo o país.

Até hoje, diversos monumentos importantes são iluminados na cor rosa para lembrar da campanha. Essa é uma prática comum em todo o mundo, não só aqui no Brasil.

4. O autoexame é uma das práticas incentivadas

Uma das formas de identificar a doença precocemente é através do autoexame. Assim, toda mulher pode fazer em si mesma seguindo algumas orientações básicas.

Com isso, muitos casos são identificados logo no início graças ao autoexame, o que é muito positivo já que o diagnóstico precoce é um dos fatores que cooperam para a cura da doença.

5. Práticas da campanha têm a ver com as práticas de prevenção

Muitas das práticas de conscientização envolvem a prática de atividades físicas e isso também tem muito a ver com as práticas de prevenção à doença. 

Primeiramente, ter uma vida saudável com uma dieta equilibrada pode ajudar a reduzir as chances de ser acometido pela doença.

De antemão, pessoas que possuem histórico familiar devem estar ainda mais atentas, realizar o autoexame e manter as visitas de rotina ao médico.

Na Prabem, além das 5 curiosidades sobre Campanha Outubro Rosa, podemos te ajudar com outros conteúdos. Confira os nossos posts!

Disponível em: Outubro Rosa: 5 curiosidades sobre a campanha. https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/outubro-rosa-5-curiosidades-sobre-a-campanha,30a33533de51edf04f38a997617b4ac3499bfapg.html. Acesso em: 18 de outubro de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *