7 atividades para idosos que desejam viver mais e melhor

Uma vida longa é o que quase todo mundo quer. Mas também é importante que seja muito bem vivida, não é mesmo? Envelhecer é um processo natural, isso é fato. No entanto, as coisas ficam mais leves se pudermos vivenciar essa fase com tranquilidade. Por isso, as atividades para idosos são tão recomendadas.

Entre as vantagens, elas melhoram a saúde física, previnem doenças, afastam dores, proporcionam mais energia e protegem contra a perda precoce de memória, por exemplo. A seguir, listamos alguns exemplos de atividades para idosos. A maioria delas, inclusive, pode ser feita sem precisar sair de casa. Acompanhe!

Conheça 7 atividades para idosos terem mais longevidade

Longevidade, prosperidade e felicidade. Não é pedir demais, não é mesmo? Mas, por mais simples que sejam esses desejos, saiba que é preciso fazer por onde para realizá-los. Mexer o corpo e exercitar a mente: tudo isso é importante para quem quer viver melhor.

Listamos algumas dicas a seguir, mas, antes de iniciá-las, lembre-se daquele recado especial: o aval de um médico é sempre necessário!

1. Alongamentos

Os alongamentos ajudam a aumentar a flexibilidade dos músculos e das articulações, reduzem tensões, incentivam a boa postura e previnem lesões. A prática também é uma aliada para melhorar a circulação sanguínea e levar mais oxigênio aos órgãos.

Realizar os alongamentos junto de uma respiração profunda é, ainda, uma ótima forma de iniciar bem o dia, pois contribui para o aumento do bem-estar. A dica é ter um colchão para exercícios físicos — como aqueles de yoga, que costumam ser antiderrapantes. Elásticos e bolas também são ótimos investimentos, além de não serem caros.

2. Caminhadas

Em épocas de pandemia, incluir caminhadas nas atividades para idosos pode mais complicado. Mas se for possível, não deixe o exercício de lado: ele é excelente para a circulação, contribui para a saúde do coração e evita AVCs.

Uma forma de fazer isso com mais tranquilidade, caso seja necessário usar os espaços públicos, é optar por horários nos quais não tenha riscos de aglomeração. Trinta minutos de caminhada, três vezes na semana, já fazem muita diferença.

3. Dança

Dançar é outra atividade aeróbica excelente e, também, divertida. A vantagem é que pode ser feita dentro de casa: bastam uma boa música e um calçado apropriado.

A dança queima calorias, aumenta a flexibilidade, melhora o condicionamento, ajuda no equilíbrio e melhora o humor. Fazer esse exercício junto da família é também uma forma de manter os laços afetivos e ter momentos prazerosos.

4. Pintura ou bordado

Não precisa ter habilidade, o importante é fazer! Sem contar que nunca é tarde para aprender, não acha? Pintura e bordado são atividades terapêuticas, pois estimulam a mente e proporcionam entretenimento. Além disso, trabalham a concentração, treinam a coordenação motora, estimulam a criatividade e afastam pensamentos negativos.

Hoje, com a facilidade que a internet proporciona, é possível adquirir materiais especiais, como livros com imagens para colorir, quadros, tintas e aquarelas. Outra ideia é fazer um curso para iniciantes, pois ensina o passo a passo de forma simples.

5. Palavras-cruzadas

Não é à toa que as palavras-cruzadas são tidas, há anos, como umas das melhores atividades para idosos. O exercício é ótimo para estimular o raciocínio, deixa o cérebro mais ativo, evita a memória fraca e diminui a ocorrência de doenças degenerativas. Se a prática for diária, contribui para rejuvenescer a mente, pois mantém mais fortes as ligações entre os neurônios.

Os jogos podem ser baixados no celular. E quem não é fã da tecnologia pode optar pelo caminho tradicional: comprar revistas de palavras-cruzadas nas bancas. O mais legal de tudo é que existem vários níveis de dificuldade nesse exercício, então ele acaba sendo excelente tanto para quem está começando quanto para quem já tem afinidade.

6. Massinha

A massinha é conhecida como brincadeira de criança, mas saiba que também é benéfica para idosos. Uma das vantagens é estimular a coordenação motora, assim evita as famosas dores nas articulações e nas mãos, além de manter a destreza nos movimentos.

A atividade é boa para a concentração e a criatividade, pois leva a pessoa a soltar a imaginação ao moldar objetos diferentes. Por fim, é, um passatempo nostálgico, remetendo a memória aos tempos da infância.

7. Jardinagem

São incontáveis as vantagens da jardinagem, por isso também é uma das melhores atividades para idosos. Ela promove o contato com a natureza, o que aumenta o bem-estar mental. As plantas dão, ainda, mais vida para o lar: deixam o ambiente mais alegre e promovem a sensação de conforto.

Cuidar de flores também é terapêutico, pois preenche o tempo com uma ocupação agradável, o que proporciona o aumento da autoestima. Outro benefício é estimular a memória. Isso porque cada planta tem um jeito diferente de ser cuidada e exige determinada frequência para ser regada.

Saiba por que é preciso se preocupar com o futuro dos idosos

Solidão, receios, perdas, preocupações, dores e indisposições físicas. A saúde na terceira idade tende a ser mais sensível, o que é algo natural e já esperado do envelhecimento. É, assim, uma fase que exige mais atenção e cuidados.

No entanto, ter uma preocupação, desde cedo, com a saúde e com o futuro aumenta as oportunidades de vivenciarmos esse processo com satisfação e tranquilidade. Algumas das vantagens de pensar nisso e começar a colocar os exercícios em prática são usufruir de:

Envelhecer é algo normal, mas é preciso ter cuidado para chegar à terceira com boa saúde. Por isso, além de praticar as atividades para idosos, incentive quem você mais ama a fazer isso também. E para ter uma preparação mais completa, vale a pena planejar o futuro e se resguardar de todos os eventos inevitáveis.

Gostou de ficar por dentro das melhores atividades para idosos e da importância de praticá-las? Siga-nos em nossas redes e acompanhe de perto outros conteúdos como esse. Estamos no Facebook e no Instagram!

Disponível em: Conheça 7 atividades físicas para idosos se manterem alegres e saudáveis https://acvida.com.br/fisio/atividades-fisicas-para-idosos/ Acesso em: 18 de Maio de 2021.

Related Posts

One thought on “7 atividades para idosos que desejam viver mais e melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *