Dia de Finados: saiba como a data é celebrada nas diferentes culturas!

No Brasil, o Dia de Finados é uma data reflexiva. São costumes levar flores ao cemitério, fazer orações e pensar no ente querido. O 2 de novembro é, também, um feriado religioso, inclusive, um dos principais para a Igreja Católica.

Mas você já procurou saber o motivo dessa comemoração? A tradição da forma como o Brasil a celebra nasceu por volta do ano 998. Aos poucos, foi se tornando mais popular até adquirir a importância que tem hoje.

Além disso, o Dia dos Mortos tem uma conotação diferente nos quatro cantos do mundo. Cada cultura tem suas crenças, o que influencia a forma como a data é enxergada. No texto, contamos algumas curiosidades sobre essa celebração. Continue a leitura!

De onde surgiu a tradição de celebrar o Dia de Finados?

O hábito de visitar túmulos e rezar pelos mortos existe desde o século II. No entanto, a tradição se fortaleceu no final do século X, mais precisamente em 998, quando o monge beneditino Odilo, da Abadia Beneditina de Cluny, na França, instituiu essa data. O objetivo era ter um dia especial para que todos rezassem pelas almas do purgatório, ajudando-as a obter a purificação.

O hábito foi realmente levado a sério. Primeiro, porque a religião tinha enorme influência nos hábitos da época. Segundo, porque o pedido do monge coincidiu com a proximidade da virada do século, e muitas pessoas temiam pelo fim do mundo. Com o tempo, isso se expandiu e, no século XIII, já era um hábito bem estabelecido.

Como o Dia de Finados é celebrado em diferentes culturas?

Cada país tem uma forma específica de comemorar. Separamos algumas tradições para você conhecer!

México

O Dia de Los Muertos é a comemoração mais popular no México. Ao contrário dos brasileiros, os mexicanos comemoram o dia com muita alegria, usando fantasias coloridas e pinturas de caveiras no rosto, além de preparar as comidas preferidas do falecido. A ideia é se lembrar, com orgulho, daqueles que já se foram.

O hábito, de origem indígena, tem uma longa celebração. Tudo começa no dia 31 de outubro e termina em 2 de novembro. Os mexicanos acreditam na vida após a morte e, nesses dias, as famílias se preparam para receber a visita dos entes falecidos.

Japão

O Japão também tem um festival: o Obon, que dura 3 dias. Inicia-se em 13 de agosto e termina no dia 15 (para algumas regiões, o mês certo é julho. A diferença existe porque algumas culturas japonesas seguem o calendário solar, enquanto outras, o lunar).

De qualquer forma, a tradição é a mesma: as pessoas limpam os túmulos dos entes queridos e colocam lanternas em frente às casas, para que as almas consigam encontrar o caminho e visitar seus parentes.

Também há o costume de colocar lanternas flutuantes com o nome dos falecidos em rios e lagos, o que torna o cenário muito bonito.

Estados Unidos

O famoso Halloween, em 31 de outubro, tem muito a ver com a homenagem aos mortos. Na tradução, “hallow” significa santo, e “eve”, véspera. A origem vem dos celtas, que comemoravam o Samhain — final do verão e início do outono no hemisfério norte.

Nos festivais antigos, as crianças iam de casa em casa cantando rimas para as almas dos falecidos. Em troca, recebiam bolos de boa sorte, os quais representavam uma alma liberada no purgatório.

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que, nesse dia, o véu que separa a terra dos vivos e dos mortos se torna mais fino, facilitando a passagem das almas para cá. As fantasias servem se protegerem dos espíritos maus.

Espanha

A Espanha tem um costume semelhante ao do Brasil: o dia não merece festas, já que a saudade dos falecidos é grande.

Lá, comemora-se o Dia dos Finados junto do Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro. As famílias visitam cemitérios e usam roupas coloridas. Além disso, homenageiam os mortos com flores e um doce chamado “Osso dos Santos”, feito de mel, ovos e marzipã.

Guatemala

A Guatemala comemora o Dia de Finados de maneira peculiar. A cultura tem influência indígena, e o costume é soltar pipas gigantes próximas aos túmulos. Para eles, o vento afasta os maus espíritos. Além disso, o flutuar representa paz àqueles que já morreram. Outra prática é fazer pratos típicos que, inclusive, só são preparados nesse dia.

Haiti

No Haiti, o Dia de Finados é considerado feriado nacional. Os haitianos seguem a religião vodu, que estimula a oferenda de comidas e bebidas aos falecidos. Também costumam fazer danças e tocar grandes tambores, com a intenção de acordar o Deus dos Mortos.

Nigéria

Os chamados povos igbos, que habitam as regiões leste, sul e sudeste, creem no renascimento dos mortos e na permanência deles, em alma, entre os vivos. A tradição é um festival que se inicia em setembro e termina em abril. Para a abertura, as pessoas preparam alimentos e fazem desfiles de máscaras com danças e tambores, como forma de convidar os mortos para dentro de casa.

Brasil

No Brasil, as pessoas ficam mais introspectivas, pois lamentam a falta do ente querido. Os cemitérios recebem muitas visitas, chegando a lotar em muitas cidades. Muitos levam velas e coroa de flores, para enfeitar os túmulos. As igrejas também ficam mais cheias e realizam missas especiais.

Com a pandemia, esses hábitos mudaram um pouco em 2020, o que fez muitos brasileiros se adaptarem às exigências das medidas sanitárias. Assim, grande parte das pessoas prestou a homenagem acendendo velas e rezando dentro de casa.

Costumes e práticas diferentes marcam a cultura de cada país, não é mesmo? Mas, no fim, a intenção é a semelhante: demonstrar respeito e carinho por aqueles que já morreram. Além do mais, essa celebração é um ritual para quem fica, pois homenagear os mortos facilita o processo de se conformar com a situação.

Enfim, existem bonitas e diversas maneiras de comemorar o Dia de Finados. Porém, não podemos deixar de lado algo importante: prepararmo-nos — emocional e financeiramente — para o momento da despedida, que pode chegar de forma inesperada.

Achou interessante descobrir como outras culturas vivenciam o Dia de Finados? Essas homenagens são influenciadas pela forma como as pessoas lidam com o falecimento. Por isso, também é necessário saber enfrentar o medo da morte, caso ele exista!

Disponível em: 02 de novembro – Dia de Finados https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-finados.htm Acesso em: 14 de Maio de 2021.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *