Pensamentos automáticos e disfuncionais

Além de afetar a qualidade de vida que quem sofre com o problema, os pensamentos automáticos e disfuncionais são prejudiciais à rotina de quem convive com as pessoas que passam pela situação.

E, dependendo do nível de intensidade, a pessoa afetada pode considerar o pensamento como verdade absoluta, abrindo espaço para o desenvolvimento da ansiedade e até a depressão.

Pensando nisso, criamos conteúdo para entendermos o que são os pensamentos automáticos e os principais tipos.

Compreendendo esses pensamentos

Os pensamentos automáticos e disfuncionais surgem de maneira automática, sem passar por um momento de reflexão que tenha feito a pessoa chegar em uma conclusão de maneira lógica.

Sendo assim, o indivíduo entende o pensamento como uma verdade absoluta, sem qualquer tipo de contestação do seu próprio pensamento.

Do mesmo modo, os pensamentos alimentam crenças intermediárias e centrais, moldando um repertório de comportamento causador de sofrimento.

Exemplos:

Você sabia que existem diversos tipos de pensamentos automáticos e disfuncionais que um indivíduo pode ter? Vejamos os principais:

1. Supergeneralização

Na supergeneralização, a pessoa interpreta uma situação ocorrida como verdade. Assim, quando ela encontra um resultado negativo é o suficiente para que não realize novas tentativas.

2. Tudo ou nada

O pensamento de tudo ou nada pode ser compreendido como um pensamento extremo onde a pessoa não consegue chegar em um “meio-termo” e acaba enxergando literalmente tudo ou nada.

3. Filtro mental

No filtro mental, a pessoa gera uma tendência em focar nas falhas, aspectos negativos ou erros que envolvem algo que aconteceu.

Assim, até mesmo um mínimo detalhe que tenha sido desagradável acaba sendo a única informação que ela filtrou do acontecimento.

4. Desqualificação do positivo

É uma maneira de pensar onde a pessoa compreende que qualquer evento que tenha sido agradável ou positivo pode ter sido apenas uma coincidência.

Definitivamente, essa experiência não demonstra para a pessoa qualquer uma de suas habilidades.

5. Leitura mental e adivinhação

Deste modo, o indivíduo possui a crença de que consegue ler a mente das pessoas ou que possui qualquer tipo de leitura de pensamentos.

Esse raciocínio resulta em conclusões precipitadas que podem causar momentos de constrangimento.

Parecido com esse pensamento, existe a adivinhação. Nela, a pessoa crê que consegue realizar previsões sobre o futuro criando cenários completamente fora da lógica.

6. Catastrofização

Neste caso, a pessoa aumenta ou diminui a importância ou significado de algo que aconteceu e acredita em coisas que desafiam o próprio senso comum e a lógica.

7. Declarações e suposições

Acontece quando a pessoa começa a criar idealizações de como algo deveria acontecer. Tudo isso dentro da maneira em que o cenário seria mais favorável para ela.

Assim, o resultado quando algo acontece fora desse pensamento é a frustração e uma alta angústia.

8. Rótulos

Aqui, a pessoa define rótulos negativos para si mesmo e para outras pessoas após algum incidente de maneira isolada que tenha acontecido.

Para isso, é necessário que aconteça apenas uma situação para a pessoa pensar dessa maneira.

O tratamento psicológico é a solução

Os pensamentos automáticos e disfuncionais além de afetar diretamente a pessoa que dispõe do problema ainda prejudicam familiares, amigos e colegas.

Portanto, a melhor solução é reconhecer o problema e buscar o tratamento. O auxílio de um psicológico é uma ótima forma de resolver a situação e ter mais qualidade de vida.


Disponível em: Pensamentos Disfuncionais: o que são e como funcionam? https://iptc.net.br/pensamentos-disfuncionais/. Acesso em: 30 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *