Missa de sétimo dia: entenda o significado dessa celebração

A missa de sétimo dia é uma tradição brasileira que ajuda as pessoas enlutadas a homenagearem quem já partiu, tornando esse momento de despedida um pouco menos doloroso. Mas você sabe qual é o real significado da missa de sétimo dia e como ela começou a ser rezada?

A seguir, falaremos sobre o surgimento da missa de sétimo dia, além de mostrar os passos para cuidar dos preparativos dessa data!

O que é a missa de sétimo dia?

A missa de sétimo dia é aquela celebração em que rezamos pela alma de um falecido, após 7 dias do seu descanso eterno. Para os católicos, esse é um momento muito importante, já que a aclamação das pessoas queridas pode evitar que a alma do falecido fique muito tempo no purgatório.

Os católicos creem que o purgatório é um local onde ficam as almas que não foram diretamente para o céu. Esse é um lugar temporário, onde os falecidos ficam até alcançarem a remissão dos seus pecados.

Os vivos, ao realizarem orações pela alma dos mortos, conseguem reduzir esse tempo de permanência no purgatório, ajudando as almas a receberem o perdão divino e serem logo enviadas ao céu.

Uma missa de sétimo dia, então, tem um propósito nobre: reunir as pessoas que amavam o falecido para intermediarem a Deus pela alma dele, reduzindo o tempo no purgatório.

Qual o significado da missa de sétimo dia?

É importante explicarmos que, para os católicos, as almas que estão no purgatório já têm a salvação garantida (caso contrário essas almas teriam ido direto ao inferno). Porém, por algum motivo, a alma precisa passar por mais essa provação para ponderar sobre suas atitudes em vida, aqui na Terra.

Então, a missa de sétimo dia tem o objetivo de ajudar a reduzir o período no purgatório, intercedendo a Deus pela piedade divina para com aqueles que amamos. É por isso que a liturgia católica apresenta tantas missas póstumas, conhecidas como “missas pro defunctis” e “missas réquiem”.

Origem

Uma dúvida muito comum das pessoas é por que a missa deve ser celebrada após o sétimo dia de falecimento. Na verdade, não existe nada na liturgia católica que orienta essa prática, sendo ela uma tradição tipicamente brasileira (e não presente em outros países católicos).

A única missa orientada no Ofício de Defuntos é a missa de corpo presente, que também já foi chamada de missa réquiem, e que consiste na prática de rezar uma missa logo após o sepultamento do falecido.

A tradição da missa de sétimo dia surgiu na época colonial. Nesse período, com a expansão do Brasil em andamento, era mais complicado para que parentes e amigos conseguissem chegar para a missa de corpo presente, então, os enlutados começaram a aguardar sete dias para a chegada das pessoas.

Na Bíblia, o número sete também é citado várias vezes em assuntos referentes ao luto, como na passagem da morte de Jacó, em Gênesis, a qual diz “fizeram um funeral grandioso e solene e José guardou por seu pai um luto de sete dias” (Gn,50,10).

E também nos livros de Judite e Eclesiástico, nas passagens sobre o falecimento de Judite, a heroína dos hebreus, quando os israelitas guardaram luto durante sete dias – mesma recomendação presente no livro Eclesiástico.

Outras passagens atestam a força do número sete, como a multiplicação dos pães em sete, realizada por Jesus, a orientação de Jesus para que Pedro perdoasse seus inimigos setenta vezes sete, o sacrifício purificador relatado em Êxodos, o qual deve ser feito durante sete dias, a criação do mundo em sete dias, entre outras.

Assim, vários estudiosos acreditam que o sete é um número especial dentro da fé católica e que guardar o luto por sete dias é uma maneira de ajudarmos a alma do falecido a ser purificada e salva.

Quanto custa fazer uma missa de sétimo dia?

Se você deseja solicitar uma missa de sétimo dia, precisa se dirigir até a igreja mais próxima da sua casa ou outra de sua preferência e realizar o agendamento. A recomendação é que esse agendamento seja realizado com certa antecedência para que a paróquia consiga organizar o cronograma da celebração.

Normalmente, você não precisará pagar nada para solicitar uma missa de sétimo dia – sendo que a gratuidade é uma orientação do próprio Papa Francisco. Porém, caso a sua família queira contribuir com a igreja, você poderá oferecer um valor em dinheiro na quantia que desejar.

No dia agendado, ao longo da oração da eucaristia, o padre indicará que a missa está sendo rezada em memória do falecido. Ele fará um convite para que as pessoas próximas participem da missa – e todos se unirão em oração pela alma de quem partiu.

Quais as melhores ideias de homenagem para a missa de sétimo dia?

Além de solicitar a missa de sétimo dia, se você desejar, poderá organizar homenagens para esse momento, tornado a despedida ainda mais especial. Veja algumas ideias:

  • lembranças de luto: os famosos “santinhos”, funcionam como uma espécie de mini folheto com a foto do falecido e uma mensagem para homenageá-lo. As lembrancinhas podem ser distribuídas pela família tanto no velório como na missa de sétimo dia. O layout pode seguir a personalidade e as preferências do falecido, ajudando a manter viva a lembrança de quem partiu;
  • homenagem musical: em algumas igrejas, você poderá contratar músicos para tocarem canções que tinham relação com o falecido ou que tenham uma mensagem bonita para os enlutados. Sempre verifique antes com o padre responsável pela paróquia se existe essa possibilidade e em qual parte da missa a homenagem poderá ocorrer;
  • balões: ao fim da missa, você poderá reunir os amigos e familiares e realizar uma homenagem simbólica com a soltura de balões em frente à igreja ou em um lugar próximo, representando uma maneira bonita e poética de se despedir de quem partiu;
  • velas e mini terços: outra homenagem muito usada em missas de sétimo dia é a distribuição pela família de velas e mini terços personalizados, com a data da missa, uma mensagem e a foto do falecido. Na embalagem desses itens, você poderá adicionar uma oração que ajude os enlutados a superarem o momento. É possível usar outras lembrancinhas com o mesmo propósito como escapulários, missal personalizado, chaveiros etc.;
  • leitura de mensagens: a leitura pode ser feita por amigos ou familiares próximos e é possível separar uma mensagem bíblica ou não que ajude a relembrar a memória do falecido e a confortar o coração dos que estão participando da missa. Para incluir essa mensagem, é importante conversar antecipadamente com o padre, além de organizar o número de mensagens e o momento da missa em que elas serão inseridas.

Não sou católico, como posso homenagear quem partiu?

Como a missa de sétimo dia é uma tradição católica, quem não é adepto dessa religião poderá escolher outras maneiras de homenagear e se despedir de alguém querido que partiu.

A homenagem pode ser organizada durante o velório, após o funeral ou você poderá reunir os amigos e familiares para um culto em memória ao falecido, com a leitura de uma mensagem e a soltura de balões, por exemplo.

Outras ideias de homenagem que você poderá organizar são:

  • visitar locais importantes para o falecido;
  • fazer uma visita ao túmulo, enfeitando-o com flores e fazendo uma oração silenciosa;
  • prestar homenagens musicais ao longo do velório ou com um discurso durante o sepultamento;
  • realizar eventos em memória do falecido, como almoços beneficentes;
  • usar serviços digitais de homenagens póstumas, deixando uma mensagem online para quem partiu;
  • acender uma vela online em memória de quem partiu;
  • tatuar o nome, o rosto ou algo que lembre quem partiu;
  • fazer algo que a pessoa que faleceu queria muito, mas não conseguiu em vida;
  • fazer uma chuva de pétalas durante o velório ou sepultamento;
  • no caso de cremação, espalhar as cinzas do falecido em um local de forte significado para quem partiu.

Enfim são muitas as possibilidades de homenagens – e tudo dependerá da personalidade do falecido e da relação que você tinha com ele. O importante é manter viva a memória de quem você tanto gostava e se sentir em paz.

Gostou de saber mais sobre a missa de sétimo dia? Aproveite e descubra o que as religiões dizem sobre a vida após a morte.

Disponível em: Missa de sétimo dia: entenda seu significado https://www.orsola.com.br/blog/missa-de-setimo-dia-entenda-seu-significado/ Acesso em: 12 de Março de 2021.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *