Seguro de vida: o que é e como funciona?

Falar em seguro de vida pode ser um tema delicado para muitas pessoas. Contudo, é preciso entender que um seguro de vida é a melhor forma de proteger quem você ama. Mas além de contratar um seguro, é preciso escolher uma cobertura adequada às suas necessidades.

Por isso, entenda o que é o seguro de vida e como funciona.

Afinal, o que é o seguro de vida?

Mesmo que seja um tema delicado para a maioria das pessoas, é de conhecimento geral que a vida está sujeita a altos e baixos. Entre desafios e oportunidades, perdas e ganhos, aprendizagens e dificuldades: viver inclui passar por alguns riscos no decorrer dos anos.

O fato é que estamos vulneráveis a uma série de imprevistos, que mesmo com toda cautela, ainda podem acontecer. Toda pessoa, por mais cuidadosa que seja, pode passar por um acidente, doença ou precisar de uma cirurgia durante a sua vida. Imprevistos podem acontecer quando você menos espera e é impossível prevenir que eles aconteçam.

Contudo, está em suas mãos se preparar para os momentos imprevisíveis e não ter ainda mais preocupações nestes momentos. Afinal, um seguro de vida serve exatamente para proteger financeiramente as pessoas que você ama em um momento de dificuldade. Um seguro de vida oferece diversos benefícios e o segurado pode conferir seus diretos na Cartilha de Orientação e Defesa do Segurado.

Pode parecer exagerado contratar um seguro de vida e esse é um assunto delicado exatamente por isso. Muitas pessoas possuem a crença negativa de que pensar no futuro significa esperar pelo pior. Mas garantimos que se prevenir significa exatamente o oposto. Planejar o seu futuro abre mais espaços para aproveitar o presente, sem preocupações e tendo a certeza de estar protegido, caso algum imprevisto aconteça.

Na prática, contratar um seguro de vida significa ter certeza de que seus dependentes terão amparo financeiro, caso você venha a faltar. A cobertura de um seguro pode prover auxílio financeiro tanto em casos de falecimento, quanto em casos de doenças ou acidentes, tudo depende da cobertura escolhida.

A seguir, você saberá mais detalhes.

Como funciona um seguro de vida?

Um seguro de vida é a contratação de um serviço que oferece cobertura financeira caso alguma das situações elencadas na apólice se concretize. O contrato é feito pelo titular, que pode determinar quem são seus beneficiários no momento da contratação. Caso não constem beneficiários no contrato, quem recebe a indenização são seus dependentes legais, de acordo com a lei brasileira.

Há diversos tipos de seguros, alguns com coberturas em caso de falecimento, outros que cobrem acidentes e doenças e é preciso verificar a apólice no momento da contratação. O segurado pode pagar mensalmente, semestralmente ou até mesmo anualmente, tudo depende das condições estabelecidas por cada seguradora.

Qual a importância do seguro de vida?

Todo mundo possui redes de afeto, seja por laços familiares ou não. O seguro de vida é importante justamente porque você tem carinho por essas pessoas e certamente deseja protegê-las, caso algum imprevisto aconteça. Por mais desafiador que seja falar sobre fatalidades, elas podem acontecer com qualquer pessoa.

Exatamente por se importar com os entes queridos, é que você deve pensar na contratação de um seguro de vida. Sabemos que o valor financeiro jamais cobrirá a perda de alguém, mas é um auxílio para trazer conforto e minimizar preocupações em certas situações.

Em quais situações o seguro de vida pode ser acionado?

Como você já leu até aqui, um seguro de vida pode ser acionado em diversas situações em que ocorrem imprevistos. Contudo, tudo depende da cobertura da apólice, por isso, é importante observar se ela supre as suas necessidades durante a contratação.

Veja em quais situações é possível receber o valor da indenização:

  • Falecimento;
  • Diagnóstico de uma doença grave;
  • Acidentes que causem invalidez permanente;
  • Cirurgias e outros imprevistos como doenças e acidentes, que necessitem de internação hospitalar.

Todas essas situações causam um grande desconforto e sofrimento, tanto para o provedor, como para seus beneficiários. É por isso que um seguro de vida se mostra tão benéfico, para que as preocupações não sejam ainda maiores nesses momentos.

Quais são os tipos de seguro que existem?

Embora muitas pessoas acreditem que existe apenas o tipo de seguro com um titular, existem diversas modalidades. Há coberturas para diversos membros da família ou outros grupos.

Veja quais são os tipos de seguro que existem:

Seguro individual

É o tipo de seguro mais comum, como o próprio nome sugere, possui apenas um titular. Neste tipo, caso o titular venha a óbito ou sofra algum imprevisto coberto pela apólice, os beneficiários podem acionar a indenização. Os entes queridos recebem o valor financeiro disponível no contrato.

Seguro de vida familiar

Diferente do seguro de vida individual, neste caso a cobertura é mais abrangente e engloba também os membros da família. Dessa forma, caso aconteça um imprevisto com os filhos, esposo (a), entre outros membros, a indenização pode ser recebida. Essa é a melhor opção para quando a renda familiar não vem apenas de uma fonte.

Seguro em grupo

O tipo de seguro mais contratado por empresas, já que pode abranger todos os colaboradores da empresa. Neste caso, os funcionários entram na cobertura da apólice e podem ser beneficiados de acordo com o contrato previsto.

Seguro resgatável

Ao contrário dos outros tipos de seguro, que visam proteger financeiramente os entes queridos diante de fatalidades, este tipo pode ser resgatado. Assim, o titular tem a possibilidade de resgatar uma parcela do valor pago, de acordo com o contrato.

Seguro de vida temporário

Assim como os demais tipos, traz os mesmos benefícios dos outros seguros de vida, apenas com a diferença de que é temporário. Ou seja, o contato é válido por um determinado tempo e passado esse período, ele é cancelado.

Costuma ser um seguro mais acessível, recomendável para pessoas que não possuem bens ativos. É uma boa opção para ter um seguro enquanto ainda está na fase de construir seu patrimônio. Gostou de conhecer mais detalhes sobre o seguro de vida? Então acesse o site da Prabem e conheça nossos planos. Todos os nossos planos contam com seguro de vida incluso e contamos com coberturas a partir de R$8,11 por mês. Acreditamos que pensar no futuro é a melhor forma de aproveitar o presente!

Disponível em: Como funciona um seguro de vida?https://blog.mag.com.br/educacao-financeira/como-funciona-um-seguro-de-vida/#:~:text=O%20seguro%20de%20vida%20%C3%A9,escolhidos%20no%20momento%20da%20contrata%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 28 de Abril de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *