mae-de-pet-dicas-de-cuidado-com-seu-animal

Mãe de pet: 6 principais cuidados com a saúde do seu animalzinho

Mãe de pet sabe: o amor que nutrimos por nossos companheirinhos é tão grande, que chega ser difícil explicá-lo. Não é à toa que eles são considerados, por muitos de nós, como membros da família.

Esse sentimento é tão forte que até despertou curiosidade no meio científico. Depois de alguns estudos feitos no Japão, por Takefumi Kikusui, foi comprovado que o amor que temos por nossos animais pode ser tão forte quanto o que temos por nossos familiares. 

Tudo isso se deve à ocitocina que, conhecida como hormônio da paixão, provoca em nós uma sensação de bem-estar, cada vez que estamos com quem amamos — e os testes comprovaram que nós também somos capazes de produzi-la na presença de gatos e cachorros.

E é exatamente por causa de todo esse amor que nossos pets nos proporcionam que também merecem atenção e os devidos cuidados. Afinal, se são parte da família, precisamos prezar pela saúde deles, para que convivam ainda muito tempo conosco, concorda?

Por isso, reunimos algumas dicas de cuidados que toda mãe de pet deve ter. Continue a leitura!

1. Alimentação

Assim como nós, humanos, devemos ter atenção com nossa alimentação, também precisamos nos preocupar com o que nossos animaizinhos comem. É por meio do alimento que eles têm a energia e os nutrientes necessários para o crescimento e uma vida saudável.

Sendo assim, escolha uma ração de qualidade, respeitando as características do seu animal, a exemplo da faixa etária. Observe, ainda, como ele reage logo depois da refeição, pois algumas fórmulas podem ter ingredientes menos digestíveis e, assim, ocasionar indisposições.

Com relação à frequência, para cães, o ideal é que a ração seja fracionada em 2 ou 3 grandes refeições diárias. Já os gatos preferem comer em poucas quantidades, várias vezes ao dia.

E comida de humano? Pode dar? É bom ter em mente que nem todo alimento que serve para nós será bom para os pets. Tantos gatos como cachorros têm uma lista de restrições. Na dúvida, consulte o veterinário antes, combinado?

2. Castração

gatinho dorme tranquilo, tendo uma mãe de pet

Muitas pessoas pensam que o objetivo da castração é evitar que os pets tenham filhotes. Porém, ela também oferece outros benefícios aos animais, como a diminuição da probabilidade de eles desenvolverem certas doenças, como tumores de mama, cistos nos ovários, hiperplasia protástica, infecção no útero etc. 

Além disso, esse procedimento tem efeito positivo no comportamento animal, diminuindo a agressividade, a demarcação de território e as tentativas de fugas. E quando feito em uma clínica de confiança, ele aumenta a expectativa de vida do pet, fazendo com que aproveite ainda mais momentos com seus tutores.

3. Vacinação

Mãe de pet também precisa prestar atenção no calendário de vacinação. As primeiras doses podem ser dadas mais de uma vez ao ano, de acordo com as orientações do veterinário. As seguintes costumam ser apenas de manutenção e são anuais.

É importante guardar o cartão de vacinação do pet em uma pasta junto de outros documentos de saúde dele, como um exame de sangue ou raio-x. Além de isso facilitar o acompanhamento da data, faz com que você tenha em mãos qualquer informação necessária.

No Brasil, o protocolo mais usado para cães é a vacina múltipla (que pode ser a V8 ou a V10), além da antirrábica (que é para raiva). Já para os gatos, a recomendação é da V4 ou V5, junto, também, da antirrábica.

Assim como as crianças, nossos pets também podem apresentar reações após a vacina, como febre baixa ou letargia. Os sintomas, no entanto, tendem a desaparecer no dia seguinte. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 10836415303815783083-2.png

4. Higienização

Manter a boa higiene também é importante, pois preserva a saúde dos nossos bichinhos. Os cães precisam de banho a cada 15 dias, mas essa frequência pode variar de acordo com a raça e o estilo de vida do animal. Já os gatos não têm tanta necessidade. Normalmente, os de raça nobre aceitam bem, mas a verdade é que a maioria demonstra irritação quando são molhados.

A escovação, por sua vez, é importante para ambos. A recomendação para pets de pelos longos é que sejam escovados diariamente. Já os de pelos curtos, a cada 3 ou 4 dias.

Outro ponto importante aqui é sobre o local em que fazem xixi e cocô. As fezes devem ser retiradas todos os dias, para evitar o contato e o risco de doenças. Se houver canil, deve ser lavado toda semana. Já a caixa de areia dos gatos deve ser limpa a cada 15 dias.

5. Consultas

Consultas com o veterinário também fazem parte dos cuidados. Devem ser realizadas uma vez ao ano, para animais jovens e com boa saúde. A frequência aumenta, se houver alguma indisposição ou se o pet for idoso.

Alguns dos sinais que pedem mais atenção da mãe do pet para marcar uma consulta são:

  • apatia: ele não aparenta ter vontade de brincar e só fica prostrado;
  • alteração na alimentação: deixou de se alimentar como antes fazia ou passou a comer de forma exagerada;
  • vômitos ou diarreia: podem ser sintomas de uma infecção;
  • lesões: machucados, coceiras ou manchas podem significar o início de uma doença;
  • dificuldade para caminhar, deitar ou levantar: sugere que há algum incômodo e precisa ser investigado;
  • respiração ofegante, irritação sem motivo aparente ou latidos e miados em excesso: podem indicar alguma dor.

6. Brincadeiras

Você, sendo mãe de pet, já deve ter notado o quanto eles adoram uma atenção, não é mesmo? Portanto, dispor de um tempo diário para brincar ou passear com o animal é superimportante. As brincadeiras fazem bem para o desenvolvimento deles, ajudam a gastar energia, aliviam o estresse, estimulam a socialização e promovem felicidade.

Uma ideia para deixar o momento bem divertido é comprar brinquedinhos específicos para cachorros e gatos. A dica é sempre considerar a personalidade deles: alguns são mais ativos, outros podem preferir brincadeiras mais calmas.

Bônus: cuidados para a mãe de pet tomar durante a pandemia

Enquanto tivermos um vírus por aí, nossos bichinhos também devem ser bem-cuidados. É recomendado lavar as mãos antes e após estar com eles, principalmente depois de chegar da rua. Quem tem a doença confirmada deve evitar contato direto, pois ainda não existem certezas a respeito da forma como ocorrem as contaminações.

Ainda evite deixar os animais perto da circulação de pessoas. Ao passear, prefira um local seguro e sem risco de muitas interações e, ao chegarem em casa, limpe as patinhas do seu amigo com lencinhos umedecidos.

Toda mãe de pet sabe o quanto seu animalzinho é precioso e faz o dia ser mais alegre. Sendo assim, não se esqueça de colocar todos esses cuidados em prática, para que vocês ainda vivam muitos anos na companhia um do outro, está bem?

Gostou das dicas? Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos como este. Estamos no Instagram e Facebook!

Disponível em: A ciência comprova: mãe de pet também é mãe https://www.estadao.com.br/emais/comportamento-animal/a-ciencia-comprova-mae-de-pet-tambem-e-mae/Acesso em: 09 de Fevereiro de 2021.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *