Todos concordam que não há uma fórmula exata e pronta para ser seguida por todos, uma vez que existe uma grande diversidade de configurações familiares.

Ainda assim, há alguns caminhos a serem seguidos que facilitam encontrar o equilíbrio entre trabalho e família e manter a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde em dia. É sobre isso que falaremos neste texto.

Trabalho para viver ou vivo para trabalhar?

Sim, parece batido, mas é uma questão importante de ser levada em conta, o quanto se trabalha por dia e com quais objetivos.

Por amor ao que se faz, por necessidade, ou para atingir objetivos, há aqueles que se dedicam sem medidas à sua profissão, são os workaholic ou viciados em trabalho.

São as pessoas que colocam o trabalho em primeiro lugar e sobrepõem suas rotinas profissionais a quaisquer outras questões em sua vida. O sucesso é o motor primordial , principalmente se for profissional.

Especialmente para esse perfil de pessoas é muito importante estar atento aos sinais da Síndrome de Bournout, que é o esgotamento físico e mental provocado pelo stress e pela sobrecarga do ambiente de trabalho.

E se até 2019 existiam muitos workaholic por aí, com o home office forçado pela pandemia, algumas pessoas que não eram se tornaram. E há ainda o que passaram a sentir que estão investindo mais horas em trabalho do que deveriam.

Outra coisa que o home office em meio a uma pandemia trouxe foi o convívio constante com a família.

Ser família é ser presente

Durante a crise da Covid-19, muitas famílias que anteriormente só passavam as horas finais do dia reunidas, passaram a conviver, todos fechados num mesmo ambiente, sem interrupção. Um momento de conhecimento entre os membros do núcleo família, mas também de desafios de convivência.

Se por um lado foi possível ter a oportunidade de acompanhar de perto a rotina de seus amados, por outro as dificuldades de convivência também foram acentuadas.

A família é o pilar de nossas vidas e por isso é tão comum que as pessoas se sintam culpadas por passarem menos tempo com os seus queridos do que com o seu trabalho.

E agora que o ambiente familiar está tão integrado com o profissional, a culpa é também o espaço que cada um deles ocupa na rotina e como cuidar dos que estão ao seu lado sem deixar o trabalho pra depois.

Afinal, a convivência familiar saudável é mais do que estar juntos, é ser presente.

Como equilibrar essas rotinas? Como encontrar equilíbrio entre trabalho e família? A resposta para essa pergunta que não se cala em nós são as dicas que veremos a seguir.

Rotina e organização: pontos principais no equilíbrio

Os especialistas indicam que entre os meios mais eficientes para encontrar esse equilíbrio estão:

  • Manter uma rotina clara e definida. Hora de trabalho é para trabalhar. Os momentos da família são para a família, e o trabalho não pode atrapalhar;
  • Após o fim do turno desconectar-se do trabalho e pensar em outros temas e assuntos;
  • Ter um espaço separado e exclusivo para o trabalho e, se possível, não invadir a rotina da família com o seu ambiente profissional;
  • Criar um ritual em família, seja um café da manhã, o momento da história de noite, ou do almoço. Aproveitar esse momento focado na família;
  • Deixar espaços em branco na agenda, ao invés de preenchê-la por inteiro assim sobra tempo para encontrar equilíbrio e descanso.

E, por fim, busque ajuda caso sinta que está no seu limite e não consegue conciliar as coisas, especialistas e terapeutas familiares podem ajudar com essas questões e proporcionar mais qualidade de vida para todos em casa.


Disponível em: Como equilibrar família e trabalho? https://vidasimples.co/conviver/como-equilibrar-familia-e-trabalho/. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *